Município

História de Machadinho

O povoamento da região onde formou-se o município de Machadinho D’Oeste teve início no final do século XIX, no Primeiro Ciclo da Borracha. Ná época, embarcações transportando seringalistas, seringueiros e mercadorias subiam o rio Machado ou Ji-paraná com destino aos diversos seringais ou cologação de seringueiros isolados na floresta e desciam carregados de latex.

Na década de 1960 foi aberta a BR-364 e em 1970 o governo federal resolveu promover a colonização das terras do Território Federal de Rondônia e passou a implatar através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, projetos oficiais de colonização.

A cidade de Machadinho surgiu de um dos projetos de colonização do Incra no município de Ariquemes. Situava-se no vale do rio Ji-Paraná, tendo todo o seu território atravessado de Sul para o Norte pelo rio Ji-Paraná. Este projeto tinha o nome de Assentamento Machadinho, criado em 15 de fevereiro de 1982.

O rápido crescimento populacional e desenvolvimento econômico decorrente das atividades agrícolas exigiu a sua autonomia política e administrativa. A área do Projeto Integrado de Colonização Machadinho foi elevado à categoria de município, com sede no povoado do mesmo nome com status de cidade. O seu nome é em homenagem ao rio Machadinho, afluente da margem esquerda do rio Ji-Paraná.

O município foi criado em 11 de maio de 1988 através da Lei Nº 198, assinada pelo governador Jerônimo Garcia de Santana, com áreas desmembradas dos municípios Ariquemes, Jaru e Ji-Paraná.

Serviços Públicos Municipais

Pular para o conteúdo