PROJETO JEEP SEBRAE/SEMED

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), idealizou o projeto JEEP Educação Empreendedora no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Machadinho D’Oeste. A educação empreendedora proposta pelo SEBRAE, para o Ensino Fundamental, incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novo aprendizado, além do espírito de coletividade.

O curso para esta etapa da Educação Básica, são Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

O SEBRAE, através de seus facilitadores está ofertando capacitação aos professores que estão atuando na primeira etapa do ensino fundamental 1º ao 5º ano e aos supervisores escolares. Estão inscritos 116 professores, com a organização da capacitação em três turnos matutino 07h30 às 11h30, vespertino 13h às 17h e noturno das 18h30 às 22h30, entre os dias 14 a 16 de junho e 21 a 24 de junho.

Para o desenvolvimento do projeto JEEP, neste novo formato remoto, os professores estão recebendo o MOA-Manual de Orientações para Aplicação, bem como, foi disponibilizado pelo SEBRAE um quantitativo de livros aos alunos.

Na oportunidade a Secretaria Municipal de Educação, agradece a parceria com o SEBRAE e parabeniza todos os professores e equipes gestoras participantes do projeto.