Sexta, 24 Abril 2020 17:27

Prefeitura apoia projeto de recuperação á médios e pequenos produtores

A prefeitura de Machadinho D’Oeste assinou no último dia (23) um termo de parceria com a Rio Terra, para um futuro desenvolvimento de um Polo de Recuperação de áreas degradadas, que visa a implantação de SAF’s (Sistemas Agroflorestais), a pequenos e médios produtores do município e entorno.

A reunião aconteceu na cede da prefeitura de Machadinho com representantes da Rio Terra, (CENTRO DE ESTUDOS DA CULTURA E DO MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA­), Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), e o prefeito municipal.

Com a aprovação do projeto além da implantação do SAF’s, terá início a regularização ambiental das propriedades rurais atendidas pelo projeto. A Rio Terra e a prefeitura municipal, assumiram compromisso de trabalharem juntos para fortalecer a agricultura familiar, levando assistência técnica, cursos de capacitação e intercâmbios de qualidade ao setor rural.

Na parceria ficou confirmado que com o apoio da prefeitura de Machadinho, a Rio Terra apresentará a o projeto junto Agência Norueguesa para o Desenvolvimento e Cooperação/Norwegian Agency for Development and Cooperation - NORAD, através do “Climate and forest initiative support scheme”, Chamada de propostas para 2012-2025 - Norwegian Climate and Forest Funding to Civil Society.

A prefeitura municipal irá disponibilizar uma área de domínio da prefeitura, com no mínimo 50.000m² (05 ha) para construção de um viveiro educador com capacidade para produzir mudas necessárias à recuperação de 3500 hectares; além de recursos humanos e técnicos para essa consolidação.