Sexta, 16 Agosto 2019 08:52

Secretaria de Saúde realiza ação preventiva noturna em Machadinho d’Oeste

A Secretaria Municipal de Saúde através da iniciativa da enfermeira Ana Sueli Alves Barbosa, com apoio da coordenação e diversos profissionais da saúde pública municipal, realizaram ação noturna de prevenção de doenças na Clínica da Criança em Machadinho d’Oeste – RO.  A ação atendeu cerca se 70 pessoas na noite de quinta-feira 15/08. Com a recepção e os corredores lotados, adultos e crianças passaram por atendimento médico especializado.

Com o objetivo de incentivar a prevenção à saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), por meio da Atenção Básica, está realizando a ação voltada para os trabalhadores que não podem procurar uma unidade de saúde no decorrer do dia. As atividades iniciaram às 18h00 na Clínica da Criança.

Segundo a idealizadora dessas ações, a Enfermeira Ana Sueli a ação promove o acolhimento, aferição de sinais vitais, avaliação do paciente, atendimento de enfermagem, consulta médica com a Doutora Sueleny Alves Barbosa, orientações sobre saúde do homem e da mulher, palestras sobre prevenções de doenças como câncer entre outras atividades.

“Nossa intenção é levar o atendimento da Atenção Básica aos usuários que não conseguem comparecer às unidades de saúde durante o dia por motivos de estarem em horário de trabalho. E conforme prescrição médica os pacientes já saem com a medicação em mãos; essa medida é tomada para facilitar a vida do próprio usuário, que não precisará retornar na unidade para buscar o medicamento”, explicou a Enfermeira Ana Suely.

Diversos pacientes passaram pela avaliação médica, e uma criança foi encaminhada ao Hospital Municipal com problemas que mereciam cuidados mais urgentes. Segundo a médica Sueleny Alves, 27 pacientes foram atendidos, a maioria mulheres que trabalham durante o dia, e deixam para depois tratamentos como, ginecológicos e preventivos. Sueleny informou que toda mulher que trabalha deve procurar o médico para tratamentos de prevenção e ginecológicos, e mesmo não sendo divulgado, a paciente tem o direito de receber atestado médico o que impossibilita ser prejudicada em seu trabalho.

‘’Muitas mulheres não procuram tratamento, justamente para não perder o dia de serviço, e ser descontado do seu salário. Durante essa ação noturna, estaremos orientando a nossa população também sobre seus direitos, além da devida prevenção a sua própria saúde’’, disse Sueleny.

Ação noturna também desafoga a demanda das unidades básicas, e da Clinica da Criança, principalmente neste momento que o médico que atende a unidade, se encontra de férias. Foram mais de 70 pessoas com mais de 120 exames e vacinas realizadas somente nesta ação.

A Doutora Josefa Lima, as enfermeiras Eli, Enfermeira Andreia Ferreira Lopes, Enfermeira Ana Sueli, e a Doutora médica, Sueleny Alves Barbosa estão a frentes dos trabalhos realizados nesta grande ação de prevenção a saúde da população em Machadinho d’Oeste.

Com informações de
Maurício Filho.