Aviso

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: media/k2/galleries/174
Quinta, 19 Setembro 2019 09:30

Audiências Públicas são realizadas em Machadinho d’Oeste orçamento 2020 é debatido

As audiências de Consultas Públicas, foram realizadas dia 16/09 e 17/09 e será realizada nos próximos dias em Escolas e Distritos.

Nos últimos dois dias segunda e terça-feira dias 16 e 17 de setembro 2019, a prefeitura de Machadinho d’Oeste através da Secretaria de Planejamento, realizou audiências de consulta pública sobre o Orçamento Participativo 2020, com a finalidade de revisão do PPA (Plano Plurianual), elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentarias), e LOA (Lei Orçamentária Anual).

A Audiência Pública é um instrumento de participação popular, garantido pela Constituição Federal de 1988 e regulado pela Lei Orgânica do Município, e foi realizada dia 16/09 no Auditório da Prefeitura e dia 17/09 em Quinto Bec.

A audiência realizada na noite da última segunda-feira no Auditório da prefeitura, teve início às 08:30 hs, e contou com a presença de entidades da sociedade civil, e teve por objetivo discutir o orçamento para 2020.

O PPA, são as metas estabelecidas para médio prazo, para serem executadas durante os próximos 04 anos. A LDO, é a Lei de diretrizes orçamentárias que define prioridades e orçamento para o próximo ano. A LOA, é a Lei Orçamentária Anual que estima as receitas e as despesas. Após a apresentação dos temas, o Prefeito Leomar Patrício, abordou diversos assuntos com o público presente no evento; além disso ouve a participação dos cidadãos sobre o assunto.

Maria Tatiane Ribeiro Crhinger, secretária de Planejamento disse na abertura do evento que, ‘’A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem a finalidade de orientar a elaboração e execução do orçamento fiscal, da seguridade social e de investimentos para o próximo ano. A Lei estabelece a conexão entre o planejamento de longo prazo representado pelo Plano Plurianual – PPA e as ações necessárias no cotidiano, concretizadas no orçamento anual do município’’, confirmou.

Durante a audiência foi revelado um orçamento apertado para a administração de Machadinho d’Oeste, sendo que o orçamento previsto para 2020 terá um total geral aproximado de R$ 89.688,167,63; Dividido da seguinte forma:

Câmara: R$ 3.105.770,13
Saúde: R$ 17.745.257,91
Educação: R$ 34.806.913,27
Imprev: R$ 10.508.754,22
Ação Social: R$ 2.326.693,65
Totalizando: R$ 68.493.389,18
Sobrando apenas R$ 21.194,778,45, valor este que será rateado entre as secretarias de Gabinete, Administração e Fazenda, Agricultura, Obras, Planejamento e Meio Ambiente e Pesca.

O prefeito lamentou a ausência de boa parte da sociedade, empresariados e representantes da sociedade civil no evento. ‘’Lamentamos a não presença de representantes das mais diversas entidades nesta audiência, e também dos moradores de Machadinho, que poderiam neste momento entender, as dificuldades orçamentárias que enfrentamos todos os dias para conseguir administrar o município’’, disse Leomar Patrício.

A audiência do dia 16/09 foi transmitida ao vivo pelo Face Book, e está disponível na página oficial.

Com informações de Maurício Filho
Fotos: Maycon Jr