Terça, 01 Outubro 2019 12:43

Setembro Azul, e marcado com diversas atrações e eventos especiais para a Comunidade Surda de Machad

(1 Voto)

A Comunidade Surda de Machadinho D’Oeste realizou vários eventos em comemoração ao "setembro Azul", mês histórico das lutas e conquistas dos Surdos.

O mês de setembro é especial para a Comunidade Surda, pois são comemoradas várias datas importantes que marcam as lutas pelos seus direitos linguísticos e culturais.

21 de setembro – Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência;

23 de setembro – Dia Internacional das Línguas de Sinais;

26 de setembro – Dia Nacional do Surdo e Aniversário do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos - fundado em 1857;

30 de setembro – Dia Internacional do Surdo.

Durante esse mês foram trabalhados projetos e atividades nas diversas escolas, tanto da rede municipal quanto da rede estadual de ensino, onde várias vivências puderam ser compartilhadas entre professores, intérpretes, alunos surdos, deficientes auditivos e ouvintes.

Além dos projetos e atividades realizadas pelas escolas, também houve um maravilho churrasco no dia 26 no Clube Gouveia, onde todos puderam se maravilhar nas piscinas e tiveram um dia excepcional.

Para encerrar as atividades neste dia 30, houve uma grandiosa passeata pelas ruas de Machadinho com a presença do vice-prefeito João Fernandes. Na ocasião representando o prefeito municipal Leomar Patrício, João disse que a administração não mede esforços para a valorização escolar dos Surdos e dos profissionais envolvidos.

A presidente do Conselho Municipal de Educação Srª Jocilene Konzen, a Presidente do SINTEMA Srª Aparecida Alves, representantes da SEMED, Fanfarra da Escola Estadual Joaquim Pereira Rocha, professores de várias escolas, intérpretes e instrutores de Libras, pais, alunos e Surdos, estiveram no evento.

Texto: Divulgação

Redigido por Maurício Filho