Quarta, 15 Maio 2019 21:39

Secretaria de Agricultura inciativa o plantio de Cacau Clonal em Machadinho

A Secretaria de Agricultura de Machadinho Rondônia está apoiando e incentivando o aumento do cultivo de Cacau Clonal no município.

O Secretário de Agricultura Valdecir Furtado e os técnicos da Secretaria tem realizado um grande trabalho de assistência aos produtores rurais que já produzem e os que querem produzir o cacau. Esta parceria conta também com a participação da CEPLAC - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, aonde os produtores da região fornecem a base para a clonagem de novas mudas e os técnicos da Secretaria de Agricultura clonam e acompanham desde o desenvolvimento até a coleta do cacau.

Segundo Valdeci Furtado, a prefeitura municipal, esta promovendo a clonagem do cacau, assim como incentivando pequenos e médios produtores á aderirem ao plantio. ‘’O prefeito Leomar Patrício tem nos direcionado a criação de meios e tecnologias, para apoiar e oferecer assistência técnica ao produtor que queiram cultivar o cacau clonal em Machadinho’’, falou Valdeci.

Para o prefeito municipal Leomar Patrício, incentivar o plantio do cacau clonal, representa um grande avanço na agricultura da cidade, uma vez que aumenta a renda do homem do campo, e fortalece a economia local. ‘’A agricultura familiar é a mola propulsora que move a nossa economia, e oferecer meios tecnológicos, e incentivos a estes agricultores é um dos deveres mais relevante em nossa administração’’, finalizou Leomar.

A equipe da Secretaria de Agricultura está atuando junto CEPLAC, na chácara do senhor Adeildo A. Souza na linha MC-06 promovendo a clonagem e o plantio do cacau clonal. Em vídeo o Secretário Valdeci Furtado conversou com proprietário o agricultor Adeildo A. Souza e com o senhor Tarcísio F. Lisboa agente de atividades agropecuária da CEPLAC.

Acompanhe a entrevista.

Texto: Maurício Filho