Quinta, 18 Julho 2019 11:45

Secretaria de Agricultura de Machadinho apoia produtores de leite com inseminação artificial em bovi

Bacia leiteira de Machadinho produz milhares de litros de leite por dia e apoio da pasta é fundamental para uma maior produtividade e rentabilidade do produtor rural
A inseminação artificial em bovinos é um procedimento que requer muita precisão. Por isso é feito por profissional experiente que é disponibilizado juntamente com o nitrogênio para os produtores. Junior Couto é um destes profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura que atende produtores de leite da cidade.
Só nos últimos dias, aproximadamente 140 animais receberam atendimento, beneficiando 12 produtores rurais durante essa ultima semana. O trabalho é realizado nas propriedades rurais, com diagnostico de gestação, sincronização de cio e inseminação artificial. Os trabalhos são realizados pelos profissionais Júnior Couto, Médico Veterinário, e Amarildo, Técnico Veterinário da secretaria municipal de Agricultura.A produtora rural da região do Amigos do Campo, Maria Coimbra Rubim é uma das beneficiadas com as ações da prefeitura municipal de Machadinho. Na região da Linha MA 35, o produtor Fábio de Paula, recebeu na última terça-feira visitas do Médico Veterinário Junior Couto e do Técnico Agropecuário Amarildo. Na ocasião os profissionais realizaram diversas ações na propriedade rural, como a inseminação em bovinos.Júnior Couto diz que o trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura é diferenciado e ajuda no ganho dos produtores rurais do município. “Para os produtores rurais o trabalho desenvolvido no Município de Machadinho pela Secretaria Municipal de Agricultura é diferenciado. Esse apoio que o nosso prefeito Leomar Patrício e o secretário Valdeci Furtado dão ao produtor rural é fundamental para o crescimento da pecuária em diversas regiões’’, disse o Médico Júnior Couto.

As equipes da Secretaria de Agricultura oferecem assessoria com inseminação que reflete no ganho da produção de leite e de seus derivados e ainda atende por meio de seus técnicos os produtores de machadinho, que juntos vão em busca do melhoramento genético, buscando alavancar a produção leiteira com um menor número de animais e automaticamente um espaço menor, permitindo assim a diversificação de pequenas propriedades rurais.

No mês de junho e julho foram inseminados aproximadamente 400 animais nas regiões da MA 28, C 01 Oriente Novo, SME 15, MA 19, TB 07, RO 133, MC 07, e Amigos do Campo.

Com informações de
Maurício Filho